Apesar da derrota na altitude por 1 a 0, o cenário segue até certo ponto confortável para o Botafogo, segundo o comentarista Caio Ribeiro. No programa “Seleção SporTV”, o ex-atacante destacou a fragilidade do Nacional Potosí, que joga por um empate na próxima quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, para avançar para a terceira fase preliminar da Libertadores.
– Nunca é excelente você perder, em qualquer que seja a competição. Principalmente porque, com todo o respeito, o time do Nacional Potosí é horroroso. Se o Botafogo jogar mais ou menos no jogo de volta, enfia três. Se jogar bem, enfia cinco – afirmou Caio, sem pestanejar, destacando o complicado que é jogar a 4 mil metros de altitude:
– A gente não está analisando só a qualidade do adversário, está analisando o lado físico. É isso que faz com que os brasileiros tenham um rendimento ruim lá. O ar não vem, a velocidade da bola é diferente… Tem uma série de complicadores que a gente não está habituado. É um outro esporte.
Mesmo com todos esses fatores, Caio Ribeiro não passou pano para a atuação do Botafogo, que desperdiçou ótimas chances de marcar em Potosí e poderia ter voltado para o Rio com um resultado melhor.
– Lógico que tem que levar em consideração a altitude, porque é desumano você jogar em Potosí, a gente via o esgotamento físico dos jogadores quando eles faziam força para recuperar o ar depois de cada uma das jogadas. Mas o Botafogo teve três ou quatro chances claríssimas de fazer o gol e, num jogo desse tamanho, quando a gente fala de Libertadores, você não pode desperdiçar tantas oportunidades – lamentou.