Savarino foi substituído aos 18 minutos do segundo tempo na derrota do Botafogo por 2 a 0 para o Fluminense, neste domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A mexida causou estranhamento na transmissão da TV Globo e no comentarista Rodrigo Coutinho, que citou o fato nesta segunda, no “Seleção SporTV”. Caio Ribeiro explicou o motivo.
– Posso te dar uma informação? O Santi, para mim, dos quatro homens de frente do Botafogo, é o que estava jogando um pouquinho abaixo, né? E seria a primeira substituição. E aí chegou a informação do estafe do Savarino, eles me mandaram, até agradeço à galera da assessoria, eles falaram assim “Caio, já era uma alteração programada, porque ele está sentindo o lado físico, tanto que foi preservado no jogo anterior” – revelou Caio.
– Então, nós, comentaristas, a gente não tem acesso ao treino e a gente faz muito das nossas análises em cima daquilo que o jogo está te mostrando. E o jogo mostrou exatamente, eu vi da mesma maneira que você. Putz, o Santi, um pouco abaixo, seria a minha primeira substituição. E aí veio essa informação. Então, hoje, além da questão visual do jogo, do entendimento, daquilo que o técnico está vendo como alternativas, tem muito do processo preventivo da preparação física. Hoje eles já entram com essa dosagem de carga, já sabendo “ó, você vai jogar tantos minutos, provavelmente eu vou ter que fazer uma substituição aqui, então queima tudo, porque você não vai jogar o jogo inteiro”. E algumas trocas que, às vezes, a gente até não entende, no momento da substituição, já são pautadas pelo departamento médico, antes do jogo começar – declarou.