A câmera inglesa, ângulo que fez o VAR recomendar revisão para o árbitro Lucas Paulo Torezin marcar pênalti de Matheus Martins, do Botafogo, foi instalada pelo Grêmio na Arena no dia do jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (24/9).
Houve uma mudança no posicionamento do equipamento, um pleito antigo da diretoria do Tricolor Gaúcho. A informação foi dada pelo repórter Marco Aurélio Souza, do Grupo RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul.
– E se eu contar que uma câmera, a câmera inglesa, decidiu o jogo entre Grêmio e Botafogo? Sim. Polêmica, VAR, arbitragem, árbitro… tudo isso só aconteceu por conta da mudança do posicionamento da câmera inglesa. Essa câmera é aquela que fica atrás do gol, bem do alto, mostrando o campo. É uma imagem muito bonita nas transmissões – iniciou Marco Aurélio.
– O Grêmio pedia para a antiga administração da Arena para trocar essa câmera de lado. Ela ficava em cima da Geral e o Grêmio queria mudar para o outro lado, justamente para mostrar o lado Norte, que é o lado que enche mais cedo e mais rápido. Nas transmissões de TV, ficaria mais bonito mostrar o estádio desse jeito. A antiga administração dava mil desculpas e não aceitava – continuou.
– A nova administração desde a compra de Marcelo Marques aceitou a sugestão do Grêmio e fez a troca ontem [quarta] para o jogo contra o Botafogo. E qual câmera flagrou a mão do Matheus Martins na bola? A inglesa, que foi trocada de lugar. Sim, o gol foi da nova administração da Arena, o gol foi do Volpi, o gol foi do Grêmio. Mas graças à câmera inglesa, que agora tem novo lugar na Arena – finalizou.
Veja o vídeo abaixo:
E isso?
— FBI Tricolor (@FBITricolor) September 25, 2025
O Grêmio sempre pediu para a antiga administração da Arena mudar o posicionamento da câmera inglesa para mostrar a Geral nas transmissões. Nunca foi atendido.
A nova administração, de Marcelo Marques, atendeu e… o pênalti marcado ontem só foi possível graças à ela. 👏🏻 pic.twitter.com/5sWFQfbgow