Campanha do Botafogo gera debate na TV: ‘Terminar em 4º seria um baita resultado e um aprendizado’, diz Rizek; Ana Thaís discorda

Campanha do Botafogo gera debate na TV: ‘Terminar em 4º seria um baita resultado e um aprendizado’, diz Rizek; Ana Thaís discorda
Reprodução/SporTV

A campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro gerou um caloroso debate no programa “Seleção SporTV” nesta terça-feira (7/10), entre o apresentador André Rizek e a comentarista Ana Thaís Matos. Apesar de todos os problemas externos e internos, o Alvinegro entrou no G-4 na semana passada e segue na quarta colocação, na zona de classificação direta à fase de grupos da próxima Libertadores.

Rizek puxou pelo lado positivo e, lembrando dos diversos erros de planejamento – inclusive já reconhecidos por John Textor, controlador da SAF -, conquistar uma vaga direta na Libertadores seria um feito e tanto.

– Apesar de o Botafogo não ser candidato ao título esse ano, eu acho que a torcida tem tratado o ano como um fiasco, e terminar o ano com vaga na Libertadores vai significar que em todos os anos de SAF o Botafogo buscou alguma coisa importante no Campeonato Brasileiro. Você acha que é para tanto de, por exemplo, abandonar o time, não ir mais aos jogos, como está acontecendo no Nilton Santos? Largar assim o ano, brigando por vaga na Libertadores? – pontuou Rizek.

– É um copo bem cheio essa visão. Para um time que foi campeão ano passado e este ano brincou com a temporada, eu acho que é mais crítica do que ver o copo cheio, vejo um copo bem vazio. Depois de tudo que aconteceu, com a expectativa que tinha o time e aí chega só para brigar por Libertadores, eu acho muito pouco, eu acho que é olhar o copo bem cheio para uma temporada bem caótica do Botafogo – discordou Ana Thaís.

O debate prosseguiu.

– O planejamento do Botafogo, que pode ser até o terceiro colocado, é horrível, não apaga, é indesculpável. O Botafogo fez um planejamento tétrico para este ano, isso não se discute. Agora, como resultado, terminar em quarto é um ótimo resultado, é um prêmio. Tem 20 clubes na Série A, se o Botafogo for o quarto colocado a gente vai dizer que é um ano horrível? – perguntou Rizek.

– Eu acho [horrível], o planejamento foi mal feito. Se é um quarto colocado brigando nas cabeças, tudo certo. Não, ele é o quarto colocado de um campeonato em que o time perde, perde, perde, e continua ali. Para o histórico do Botafogo é péssimo. Se o Fluminense faz um campeonato de recuperação e termina na frente, aí você fala: “Beleza, o time se recuperou, foi lá e buscou um quarto lugar.” Agora, um time com o investimento do Botafogo, com o nível de jogadores que ele tem, ele pode cair numa Libertadores, cair na Copa do Brasil, ter dificuldade no campeonato, mas acho que pelo planejamento… Não é um quarto com colocação honrosa, eu acho muito ruim – frisou Ana Thaís.

André Rizek encerrou seu ponto de vista acreditando que a temporada 2025 também se torna um grande aprendizado para um modelo de administração ainda relativamente novo no futebol brasileiro.

– Acho que é um baita aprendizado, por um trabalho que é recente. O planejamento do Botafogo é ridículo. Até o Textor já reconheceu que cometeu muitos erros. Isso é indiscutível. Agora, também opino que, com o elenco do Botafogo hoje, que é bom, acho que dificilmente ele brigaria por um título. O planejamento do Botafogo é indefensável, estou defendendo o resultado. Acho que estar entre os quatro primeiros é um baita resultado – disse Rizek.

– Diante do fiasco que foi o planejamento, a confusão que foi o Botafogo, é um milagre o terminar em quarto. É quase um prêmio – observou outro comentarista na mesa, Ledio Carmona.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários