Campeonato Brasileiro pode ser estendido para acomodar jogos adiados pela tragédia no RS

Campeonato Brasileiro pode ser estendido para acomodar jogos adiados pela tragédia no RS
Leandro Lopes/CBF

Os clubes debaterão com a CBF na reunião extraordinária do Conselho Técnico, dia 27 de maio, a extensão do Campeonato Brasileiro para acomodar os jogos que foram adiados por conta das enchentes no Rio Grande do Sul.

A Série A está marcada para terminar no dia 8 de dezembro. Porém, a CBF pode acabar prolongando a competição pelo menos até o dia 14 de dezembro, quando acontece a estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental – antigo Mundial de Clubes.

Outros tópicos debatidos serão a necessidade de mudança das férias dos jogadores e a rediscussão com donos dos direitos de transmissão. Existe a possibilidade de as partidas adiadas serem realizadas em datas Fifa, em setembro e outubro.

Veja os tópicos citados pela CBF em ofício:

Dificuldade de harmonização do calendário

– Dificuldade de harmonização do calendário em razão de a data de encerramento da Série A (08/12) e a data de início da Copa Intercontinental, cujas semifinais estão programadas para o dia 14/12 e final no dia 18/12, porém com a previsão de playoff entre representantes da Conmebol e da Concacaf que sequer possui data definida, mas que deve ocorrer após a final da Copa Conmebol Libertadores no dia 30/11 e antes do dia 14/12, valendo frisar que nos últimos cinco anos o campeão da Libertadores foi um clube brasileiro.

A utilização de datas Fifa para reposição de partidas também encontra restrições, considerando:

– Dificuldades para os clubes que terão jogadores convocados;
– A supressão de períodos de repouso e recuperação para a reacomodação de partidas;
– Possível sobreposição de reposição de partidas com shows ou eventos previamente agendados nos estádios e arenas;
– A utilização por parte da Conmebol de datas Fifa para reposição de partidas da Libertadores e Sul-Americana, o que restringe o número de datas disponíveis;

Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários