Capitão do Botafogo, Marlon Freitas está na lista dos 10 jogadores que menos desfalcaram seus times no Campeonato Brasileiro desde a edição de 2020, segundo um levantamento feito pelo portal “Bolavip Brasil“.
O estudo mapeou todos os 82 jogadores de linha que atuaram ao menos uma vez nas últimas seis edições do Brasileirão, com o suporte da ferramenta Opta. Em seguida, checou com dados do “Transfermarkt” todas as partidas em que eles não foram relacionados por motivos de lesão ou mau condicionamento físico.
Finalmente, com o número total de partidas disputadas pelas equipes no período, foi possível calcular o percentual de jogos que um determinado atleta perdeu por estar entregue ao departamento médico ou à preparação física.
A lista é encabeçada por Igor Gomes, hoje no Atlético-MG, que foi desfalque em apenas 2,9% dos jogos possíveis. Marlon Freitas ocupa a 8ª colocação na lista, perdendo somente 8,3% das partidas por problemas físicos.
Na temporada 2025, Marlon Freitas foi desfalque em apenas um jogo – desconsiderando suspensões por cartões amarelos -, mas pelo protocolo de concussão, na goleada sobre o Fortaleza por 5 a 0 na Arena Castelão na 19ª rodada.
Jogadores que menos desfalcaram seus times por lesões nos últimos seis anos:
1) Igor Gomes (Atlético-MG): 2,9% dos jogos possíveis
2) Marllon (Ceará): 4,8% dos jogos possíveis
3) Tchê Tchê (Vasco): 5,6% dos jogos possíveis
4) Ronald (Vitória): 5,6% dos jogos possíveis
5) Guga (Fluminense): 5,8% dos jogos possíveis
6) Lucas Piton (Vasco): 7,6% dos jogos possíveis
7) Baralhas (Vitória): 8,1% dos jogos possíveis
8) Marlon Freitas (Botafogo): 8,3% dos jogos possíveis
9) Lima (Fluminense): 9,4% dos jogos possíveis
10) Fernando Sobral (Ceará): 9,7% dos jogos possíveis








