Casa do Botafogo, Estádio Nilton Santos completa 16 anos nesta sexta-feira

Casa do Botafogo, Estádio Nilton Santos completa 16 anos nesta sexta-feira
Felipe Cruz/FEC

Há 16 anos era inaugurado o Estádio Nilton Santos, a casa do Glorioso. Desde então, muitas emoções, vitórias e momentos inesquecíveis foram vividos no palco que embala as partidas do clube mais tradicional do futebol. Ponto de encontro e pertencimento dos milhares de botafoguenses apaixonados e local de referência na Cidade do Rio de Janeiro, o estádio mais bonito do Brasil celebra mais um ano de sua imponente história. 

Relembre um pouco a trajetória do Estádio:

A casa do Fogão foi inaugurada no dia 30 de junho de 2007, com a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Gols de Dodô. Como saiu vencedor da partida, o clube alvinegro recebeu o troféu João Havelange, dado em homenagem ao primeiro ganhador do novo estádio. O jogo detém o recorde de maior público com 43.810 torcedores presentes.

No dia 23 de março de 2008, em um domingo de páscoa, o Botafogo aplicou sua maior goleada no estádio, 7 a 0 contra o Macaé, válido pela Taça Rio. O atacante alvinegro, Wellington Paulista estabeleceu um recorde marcando quatro gols em uma mesma partida. 

Para homenagear um dos maiores jogadores e ídolos da história do Botafogo e da Seleção Brasileira, em 2015, o nome fantasia do local foi alterado para Estádio Nilton Santos, porém somente em 2017 que se tornou o nome oficial e ganhou as cores alvinegras, fortalecendo a identidade visual e o vínculo com a torcida. Ainda naquele ano, o Niltão recebeu festas inesquecíveis durante a campanha do Glorioso na Copa Libertadores da América. 

Em 2021, o Estádio Nilton Santos foi anunciado pela Conmebol como uma das sedes da Copa América de 2021. A casa alvinegra recebeu cinco partidas da fase de grupos, uma das quartas de final e uma semifinal, sendo palco de todas as partidas da competição na cidade do Rio de Janeiro, exceto a final, disputada no Maracanã.

O Niltão tem capacidade para 46 mil pessoas e, em 2023, trocou a grama natural pela artificial e recebeu o certificado “FIFA QUALITY PRO”, reconhecendo a mais alta qualidade do gramado sintético. Com essa mudança, há maior disponibilidade de recepção de artistas nacionais e internacionais sem comprometer as partidas do Glorioso.

Ao longo desses 16 anos, o Estádio Nilton Santos se tornou a casa de todos os botafoguenses e foi palco de grandes jogadores, festas da torcida alvinegra e jogos memoráveis. Parabéns, Niltão! 

Confira alguns dados do Estádio:

Maior artilheiro: O uruguaio Loco abreu, com 41 gols
Recordista de jogos: O ex-goleiro Jefferson, com 148 jogos.
Jogos realizados: 414
Vitórias: 221 I Empates: 96 I Derrotas: 97
Gols Feitos: 696 I Gols Sofridos: 405

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Fonte: Site oficial do Botafogo

Comentários