Foi tão feio que até a próprio CBF admitiu. Após reunião com o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) de arbitragem, a entidade afirmou que houve erro na marcação do segundo pênalti a favor do Palmeiras, que determinou a vitória por 2 a 1 sobre o Sport, no último domingo (6/4), na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Os especialistas consideram que houve acerto na marcação do pênalti sobre Flaco López, mas discordam da outra penalidade.
“No segundo lance, os três componentes do Comitê Internacional chegaram à conclusão de que há uma ação de disputa entre o atacante e o defensor dentro da área penal. O defensor da equipe do Sport realiza uma entrada na bola, atingindo num contato mínimo a ponta do pé do atacante e, posteriormente, mantém seu pé no chão. Desta forma, se produz um contato leve e inevitável pela ação própria e viva do jogo“.
“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo“, diz trecho do comunicado, assinado por Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da CBF.
Após a análise do Comitê Consultivo de Arbitragem, o árbitro Bruno Arleu de Araújo e o VAR Rodrigo Nunes de Sá foram afastados por tempo indeterminado, assim como o restante da equipe.
Arbitragem de Sport 1×2 Palmeiras:
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ)
Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Quarto-árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
AVAR 2: Adriano Barros Carneiro (MA)
Saiu o parecer da comissão de arbitragem da CBF sobre o jogo na Ilha do Retiro…
— Cassio Zirpoli (@Cassito_Z) April 8, 2025
Decisão correta sobre o 1º pênalti, aos 30/1T, e decisão incorreta sobre o 2º pênalti, aos 42/2T. pic.twitter.com/h8ag9Pwu3l