Na cerimônia de divulgação do novo calendário do futebol brasileiro a partir de 2026, realizada nesta quarta-feira (1/10), a CBF anunciou também a criação da Copa Sul-Sudeste, que contemplará clubes de RJ, SP, MG, PR, SC e RS – times do Espírito Santo disputam a Copa Verde.
A competição será realizada entre os dias 25 de março e 7 de junho de 2026 e dará uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil de 2027. No entanto, clubes que disputarão competições da Conmebol (Libertadores e Copa Sul-Americana) não poderão participar.
Além disso, segundo o “Blog do Rodrigo Mattos”, do “UOL Esporte”, clubes da Série A que não disputarão os torneios sul-americanos podem optar por não jogar a Copa Sul-Sudeste, que será realizada concomitantemente com Copa do Nordeste e Copa Verde.
Critérios de participação e formato de disputa
Cada estado terá duas vagas, podendo ser uma pelo Estadual e outra por uma competição local (como Copa Rio ou Copa Paulista, por exemplo). A indicação ficará a cargo das federações.
No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, as vagas ficariam, a princípio com Flamengo (campeão carioca) e Portuguesa (campeã da Copa Rio). Porém, no caso dos quatro grandes se classificarem para os torneios da Conmebol, o Volta Redonda (3º no Carioca) herdaria a vaga. Se a segunda vaga também for pelo Estadual, ela iria para o Sampaio Corrêa (campeão da Taça Rio e 5º no geral).
Serão dois grupos de seis, com os times enfrentando os da outra chave em turno único, com seis rodadas. Os dois melhores avançam para as semifinais, que serão disputadas em ida e volta, assim como as finais.