CBF apresenta projeto de fair play financeiro, com implantação gradual de limite de gastos e controle sobre dívidas já em 2026

CBF apresenta projeto de fair play financeiro, com implantação gradual de limite de gastos e controle sobre dívidas já em 2026
Rafael Ribeiro/Staff Images/CBF

A CBF apresentou nesta terça-feira (11/11), no último dia de debates, o plano de implantação do fair play financeiro, que deve entrar em vigor já em janeiro de 2026. O “Blog do Diogo Dantas”, do jornal “O Globo”, revelou alguns pontos.

Uma das principais medidas é que os clubes deverão limitar despesas com salários e compra de jogadores a no máximo 70% da receita total até 2029. Além disso, o nível de endividamento de curto prazo não poderá ultrapassar 45% da receita.

Os clubes deverão quitar novas dívidas com “credores relevantes” já até janeiro de 2026, enquanto o prazo para pagar dívidas antigas será até novembro do ano que vem. As punições vão de advertência e multa até transfer ban, perda de pontos, rebaixamento e cassação de licença.

Outro ponto importante é que clubes que entrarem em recuperação judicial ou firmarem acordos coletivos com credores estarão sujeitos a regras específicas de controle financeiro, já a partir de 30 de abril de 2026.

O documento ainda poderá receber ajustes até a apresentação final, dia 26 de novembro, em São Paulo.

Fonte: Redação FogãoNET e Blog do Diogo Dantas (O Globo)

Comentários