CBF diz que árbitro acertou ao não marcar pênalti para o Mirassol contra o Botafogo

Pênalti de Cuiabano não marcado revisado pelo VAR em Botafogo x Mirassol | Campeonato Brasileiro 2025
Reprodução/Premiere

A CBF avaliou que o árbitro Bruno Pereira Vasconcelos (BA) acertou nesta quarta-feira (17/9) ao não marcar pênalti para o Mirassol por uma suposta falta de Cuiabano, do Botafogo, por considerar o lance interpretativo, segundo informou o “UOL”.

O lance aconteceu no fim de Botafogo 3×3 Mirassol, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o árbitro não apontou falta, mas o VAR recomendou revisão. O jogador do Mirassol estava em posição de impedimento, e por isso o pênalti não foi marcado.

Consultor de arbitragem do Grupo Globo, Paulo Cesar Oliveira considerou pênalti e classificou a decisão de Bruno Vasconcelos como um “erro primário”. Porém, na avaliação da CBF, o lance tem complexidades e precisa ser entendido assim:

  • Se o jogador em posição de impedimento participa ativamente da jogada, iria receber a bola e há um toque faltoso nele, o que prevalece é o impedimento – que se configura pelo destino da bola ao jogador de ataque em questão.

  • Se o jogador está apenas em posição de impedimento, mas não vai receber o passe e ganha um toque faltoso na área, aí prevalece o pênalti.

De acordo com o “UOL”, na avaliação da CBF, “o impedimento se confirma apenas se o jogador em questão tiver interferência no lance. Ao mesmo tempo, ele não pode ser atingido/derrubado por um adversário na área.”

Fonte: Redação FogãoNET e UOL Esporte

Comentários