Por meio de uma portaria assinada pelo presidente Samir Xaud, a CBF criou um grupo de trabalho para montar um modelo de fair play financeiro no futebol brasileiro. A informação é do “Blog do Rodrigo Mattos”, do “UOL Esporte”, nesta segunda-feira (9/6).
O nome do mecanismo será “Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF)”, e o presidente do grupo de trabalho é Ricardo Paul, vice-presidente da CBF.
O objetivo é elaborar, em um prazo de 90 dias, uma regra a ser aplicada gradualmente aos clubes do país. No pedido, a CBF diz serem necessárias regras para garantir a sustentabilidade financeira dos times.
Além disso, a entidade cita temas como transparência, equilíbrio econômico-financeiro, responsabilidade fiscal dos clubes e necessidade de contemplar a nova realidade com as SAFs.
De acordo com o blog, o novo sistema terá o objetivo de “avaliar e monitorar as contas de clubes e aplicar sanções”. Os clubes têm cinco dias para manifestar seu interesse em participar do grupo de trabalho.