CBF demite Seneme e anuncia novo Comitê de Arbitragem, com Luiz Flavio de Oliveira, ex-presidente da Abrafut e estrangeiros

CBF demite Seneme e anuncia novo Comitê de Arbitragem, com Luiz Flavio de Oliveira, ex-presidente da Abrafut e estrangeiros
Divulgação/CBF

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira mudanças na Comissão de arbitragem. Sai o ex-presidente Wilson Luiz Seneme, demitido do cargo, e entra um “Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais”.

Esse comitê será liderado pelo argentino Néstor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2014, pelo italiano Nicola Rizzoli, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e pelo brasileiro Sandro Meira Ricci.

Também fazem parte do novo comitê o ex-árbitro Luiz Flavio de Oliveira, o ex-presidente da Abrafut (Associação Brasileira dos Árbitros do Futebol) Marcelo Van Gasse, Rodrigo Martins Cintra, Fabrício Soares Vilarinho, Luis Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

Confira o comunicado divulgado pela CBF:

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (13) a nova estrutura da Comissão de Arbitragem da entidade. A partir de agora, um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais vai atuar em conjunto com a Comissão com a finalidade de aprimorar a arbitragem nacional e reduzir o número de decisões equivocadas nos jogos de futebol.

O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais é formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018, também com larga experiência mundo afora.

Já a Comissão de Arbitragem da CBF será gerida por uma equipe técnica multidisciplinar, coordenada por Rodrigo Cintra e que contará com outros nomes de peso, como Rodrigo Cintra, Luís Flávio Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

“É um projeto que com certeza vai trazer frutos para a transparência, dentro e fora de campo da arbitragem nacional”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.

O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais estará em contato diário com a Comissão de Arbitragem analisando lances polêmicos, aqueles que suscitem dúvidas, e, ao analisá-los, os três integrantes do Comitê terão poder de voto, a fim de direcionar decisões da Comissão de Arbitragem.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários