A CBF divulgou os áudios da revisão do VAR no lance da expulsão de Adryelson em Botafogo 3×4 Palmeiras nesta quarta-feira (1/11), no Estádio Nilton Santos. O árbitro Braulio da Silva Machado não tinha nem sequer aplicado cartão amarelo, mas decidiu pelo vermelho após ser chamado e considerar que Breno Lopes estava indo em direção ao gol.
No começo da revisão, o VAR Rafael Traci ainda não tinha a certeza de que Breno Lopes estava na direção da meta adversária.
– A falta está confirmada. Não tem direção ainda, apesar de não ter mais defensor – afirmou Traci.
– Traci, para mim tem configuração – disse o AVAR 2, Diego Pombo Lopez.
– Pra mim tem a configuração dos quatro elementos. Tem direção, tem posse, não tem defensores e tem domínio – diz Traci.
– O atleta mais próximo é um companheiro dele. Perfeito, para mim está muito claro também – afirma Lopez.
– Braulio, você deu cartão amarelo para o número 34, né? – pergunta Traci.
– Não, não – responde o árbitro de campo.
– Sugiro revisão para possível DOGSO (sigla em inglês para “deny an obvious goal scoring opportunity”, que significa “impedir uma chance clara de gol”), tá? – chama Traci.
Já com Braulio no monitor, Traci chama a atenção do juiz de campo.
– Vou soltar na marca onde está a falta. Ele vai ter direção, não tem defensor… – mostrou Traci.
– Perfeito, ele está em divergência. Eu só não tinha claro pra mim a direção, que pra mim é claro. Estou voltando então. Ele atinge e depois segura. A direção é para o gol, estava entrando na área. Estou voltando com cartão vermelho. Tens a tática para fechar? OK, o jogador tem até a possibilidade de passe. É falta e cartão vermelho – diz Braulio ao fim da checagem.
– Eu só não tinha claro pra mim a direção, que pra mim é claro. Estou voltando então. Ele atinge e depois segura. A direção é para o gol, estava entrando na área. Estou voltando com cartão vermelho. Tens a tática para fechar? OK, o jogador tem até a possibilidade de passe. É falta e cartão vermelho – diz Braulio ao fim da checagem.