CBF divulga áudios da revisão de pênalti de Matheus Martins marcado após intervenção do VAR em Grêmio x Botafogo

Análise do pênalti de Matheus Martins no VAR em Grêmio x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2025
Reprodução/CBF

A CBF disponibilizou o vídeo (veja abaixo) da revisão na cabine do VAR do suposto pênalti de Matheus Martins, do Botafogo, que originou o gol de empate do Grêmio já no fim da partida realizada nesta quarta-feira (24/9), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre.

Os diálogos mostram a convicção do VAR Ilbert Estevam da Silva (SP) de que houve toque na mão esquerda de Matheus Martins, apesar das imagens não serem nada claras. O árbitro Lucas Paulo Torezin (PR), que não havia marcado pênalti, acabou sendo convencido.

Veja abaixo os diálogos do VAR:

VAR Ilber Estevam da Silva: “Eu vejo um atleta que salta, com o braço esquerdo faz uma ação de bloqueio, mudando a trajetória dessa bola. Pela inglesa, a gente consegue ver bem essa trajetória. Vocês concordam comigo que é uma ação de bloqueio para penal?”

VAR: “Torezin, recomendo revisão para possível penal por uma ação de bloqueio, ok?”

VAR: “Torezin, eu vou te soltar um loop lento, porque a melhor condição que nós temos para ver essa mão, em uma ação de bloqueio, vou te soltar pela inglesa o loop lento para você entender essa ação de bloqueio, ok? Desde a batida.”

Árbitro Lucas Paulo Torezin: “É a mão direita dele?”

VAR: “É a mão esquerda.”

Árbitro: “Tem uma câmera frontal?”

VAR: “Estou te mostrando aí que essa bola não toca no braço direito, o braço direito nós temos um braço cuidado, e o braço esquerdo é um braço aberto que troca a direção.”

Árbitro: “Espelha pra mim, no ponto de contato, esta baixa e a inglesa, só para a gente mostrar que a bola já tinha passado. A bola já tinha passado do ombro dele e toca na mão. Vou voltar, tiro penal e cartão amarelo.”

VAR: “Você entende como uma mão deliberada para cartão amarelo?”

Árbitro: “Não, não, sem cartão amarelo, sem sanção disciplinar.”

VAR: “OK, perfeita decisão.”

Veja o vídeo divulgado pela CBF:

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários