A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou nesta quinta-feira (19/9) o vídeo mostrando a revisão do pênalti de Alexander Barboza em Raniele, na vitória do Botafogo sobre o Corinthians no último sábado (14), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro-2024.
Na ocasião, o árbitro Anderson Daronco (Fifa/RS) não considerou falta no momento da jogada. Porém, após ser chamado pelo VAR Igor Junio Benevenuto (VAR-Fifa/MG), ele reviu o lance no monitor e assinalou pênalti.
– Nada! Nada! Nada! – exclamou Daronco no campo na hora do lance.
– Quero ver um possível pênalti lá, pede para segurar. Tem uma carga nas costas. (…) Para mim é penal. Olha como ele só vai no meio das costas, é uma carga no meio das costas. Para mim tem uma carga forte sim – analisa o VAR na cabine.
– Tem um braço adicional nas costas dele – diz uma outra pessoa na cabine.
– Eu recomendo revisão para possível penal. Tem uma carga nas costas dele, forte, um tranco no meio das costas dele. Pode vir ver – diz Benevenuto para o árbitro de campo.
Anderson Daronco então vai até o monitor rever a jogada e decide mudar sua decisão.
– Eu quero outra imagem, uma imagem aérea. Quero outros ângulos. (…) OK, me dá outro ângulo agora. Tem uma câmera atrás do gol? OK. Eu vou voltar minha decisão, é tiro penal, sem cartão – decide Daronco.