A CBF disponibilizou em seu site o vídeo (veja abaixo) com a revisão do VAR no lance da não expulsão de Martinelli por falta dura em Gregore aos dez minutos do primeiro tempo do clássico Botafogo 1×0 Fluminense, realizado nesta terça-feira (11/6), no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro-2024.
O árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP) aplicou apenas cartão amarelo, e o VAR Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) concordou com a decisão, como mostram os diálogos. Algumas partes são difíceis de ouvir por conta do falatório dentro de campo.
– Foi o Martinelli, vai tomar cartão. Pisa pé com pé, tem uma torção. Amarelo para você! – exclama Flavio Rodrigues no campo para o volante tricolor.
Na revisão, para dar o veredicto final, o VAR Rodrigo D’Alonso usa uma câmera de trás que parece não dar a dimensão certa onde as travas da chuteira de Martinelli acertam o tornozelo de Gregore.
– O Martinelli vai chutar, ele não põe força, só vai tocar a bola e pega no pé dele. Tem alguma outra (câmera)? É essa, põe em slow. É a pontinha do pé dele que está no chão, e na hora que pisa no chão essa ponta do pé vai no tornozelo – analisa D’Alonso, antes de comunicar ao árbitro de campo sua decisão:
– Flavio, já checado. O jogador do Fluminense pisa no tornozelo, porém era uma ação contínua do chute que ele erra e está com o pé apoiado no chão. Confirmado cartão amarelo, pode seguir.