A CBF divulgou o vídeo com a revisão no VAR que acabou cancelando o pênalti de Marcos Rocha em Savarino no segundo tempo do jogo do Botafogo contra o Grêmio no último sábado, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro (veja abaixo).
O árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG), que estava muito próximo ao lance, marcou pênalti na hora, corretamente. Porém, o VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP) recomendou revisão por não ter considerado falta.
Nos diálogos divulgados pela CBF, é possível notar uma falta de convicção inicial de Guarizo sobre o lance. Há um debate entre o VAR principal e seus auxiliares na cabine, Vitor Carmona Metestaine (SP) e Douglas Marques das Flores (SP).
Um dos AVARs – que não é possível identificar – acaba sendo decisivo para Guarizo recomendar a revisão ao juiz de campo. Felipe Fernandes de Lima vai ao monitor e, induzido pelos árbitros de vídeo, acaba voltando atrás e cancela o pênalti.
Veja a transcrição do diálogo:
VAR (Rodrigo Guarizo): “Ele [Savarino] estava fazendo o movimento para finalizar, ok? Para no contato, no momento do contato. O contato dele é por trás, por detrás, correto? Agora volta a outra [câmera], que eu preciso ver a ação desse jogador, como ele vai na bola.”
AVAR 1 ou AVAR 2: “O campo disse que o atacante tinha prioridade na jogada, tá?”
VAR: “Isso, porque a bola está à frente dele, né? Não está atrás dele. Pega a 16 e 50 para a gente ver a goal line.”
AVAR 1 ou AVAR 2: “Estamos checando, tá, Felipe?”
Árbitro [ainda no campo]: “Tem um tranco nas costas, faltoso! Ombro a ombro não, ombro nas costas!”
VAR: “Pega a do meio campo, para ver se é lateralizado, como ele falou.”
AVAR 1 ou AVAR 2: “A narrativa dele é que é um tranco nas costas.”
VAR: “Pega a 8, para mim [sic] ver onde toca. Aí, segue. Pega a goal line. […] Eu vejo um contato lateral! […] Calma aí, estou fazendo a checagem! E aí, o que vocês acham? Eu vejo lateralidade. E ele marca pênalti e fala da lateralidade…
AVAR 1 ou AVAR 2: “Deixa a 16/50 e vê se o defensor muda de direção, de corrida. Ou ele vai reto e o atacante que vai em direção a ele?”
AVAR 1 ou AVAR 2: “Ele vai reto.”
VAR: “Quem vai buscar a bola do outro lado é o atacante. Entendeu?
AVAR 1 ou AVAR 2: “O atacante está mudando a direção e o defensor está indo reto. O tranco nas costas que ele marca no campo não existe.”
VAR: “Perfeito. É lateralizado, não tem infração aqui. Felipe, eu recomendo uma revisão para não penal, tá?”
VAR [com o árbitro já no monitor]: “Felipe, você vai ver que é lateralizado, a bola está passando e quem muda a direção para ir na bola é o atacante, e não o defensor, tá? Esse é o contato que você vai ver primeiro, lateralizado. Vou colocar por trás do gol para você ver a dinâmica, você precisa ver as dinâmicas primeiramente. A ação dos dois jogadores… A goal line também, para você ver o defensor com o atacante.”
AVAR 1 ou AVAR 2: “Fala para ele que não tem tranco. Ele narrou tranco nas costas e não tem isso.”
Árbitro: “OK, é tranco lateral, na disputa por espaço, para mim volto com não penal e bola ao chão para o goleiro, tá bom?”
VAR: “A 8 você vê que é lateralizada, quer ver? É lateralizado. Ok? E quem busca o contato é o jogador de roxo, não o de azul.”
Árbitro: “OK, perfeito! Obrigado, Guarizo!”








