A CBF divulgou nesta quinta-feira (1/5) o vídeo com os áudios da revisão do VAR no lance do pênalti para o Botafogo que foi cancelado, contra o Capital-DF, em chute de Allan que pega no braço de Felipe Guedes.
O árbitro Lucas Casagrande (PR) marcou pênalti na hora, mas o VAR Diego Pombo Lopez (VAR-Fifa/BA) recomendou revisão. Após ver o lance no monitor, Casagrande cancela o pênalti, por considerar que o jogador do Capital estava com o braço na posição natural, sem ação de bloqueio.
– O braço estava aberto, ele tenta recolher e não dá tempo. Está aberto, ele fecha, mas quando bate ele está aberto – explica Lucas Casagrande aos jogadores ainda no gramado, logo após assinalar a infração.
– Quero ver se ele está em posição de recolher ou se está recolhido. Para mim, esse braço está na posição natural, está recolhido. Não configura de ação de bloqueio nem posição antinatural. Lucas, recomendamos revisão para possível não penal. O jogador está na posição natural e não tem nenhuma ação de bloqueio. Vou te mostrar que o momento em que a bola bate, divide entre braço e a perna – explicou o VAR.
– OK, ele está tentando recolher. É muito próximo. Já concluí, Pombo. Para mim, ele está em posição natural, está com braço fechado, ele volta para uma posição natural, com o braço baixo. Para mim é não penal, vou voltar com bola ao chão para a equipe azul, OK? – diz o árbitro de campo, ao rever o lance no monitor.