A CBF afirmou não ter dado aval para a realização de um campeonato sub-23 organizado pela empresa Liga Brasil de Aspirantes (LBA), que já teria 17 clubes interessados em participar – entre eles o Botafogo. A informação é da coluna “Panorama Esportivo”, do jornal “O Globo”.
A entidade afirmou que compete a ela, “pela sua atribuição como entidade que promove o fomento ao futebol em diferentes categorias, organizar e realizar competições”.
A CBF justificou o cancelamento do Campeonato Brasileiro de Aspirantes porque, segundo ele, apenas três clubes se interessaram em participar, entre os 16 melhors ranqueados. A entidade arcaria com os custos da competição, estimados em R$ 20 milhões.
Ainda segundo a entidade, o presidente Ednaldo Rodrigues informou aos clubes que remodelaria o formato do campeonato durante a reunião do Conselho Técnico da Série A, levantando a hipótese de fazer um torneio eliminatório, com clubes de outras regiões do país.
A Liga Brasil de Aspirantes marcou reunião do conselho técnico para o dia 24 de abril. Botafogo, Vasco, Chapecoense, Fluminense, Cuiabá, Juventude, Coritiba, Ponte Preta, Sport, Retrô, Azuriz e Ibrachina já assinaram a carta convite, enquanto Goiás, Criciúma, Bahia, Fortaleza e Ceará sinalizaram de forma positiva à participação no encontro.