Ednaldo Rodrigues: ‘CBF não tem participação e nem faz questão de ter’ em debate sobre gramado sintético

Ednaldo Rodrigues: ‘CBF não tem participação e nem faz questão de ter’ em debate sobre gramado sintético
João Gabriel Alves/CBF

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que a entidade não participa do debate sobre gramados sintéticos, alvo de críticas de jogadores veteranos, como Neymar, nas últimas semanas. O dirigente disse que qualquer situação será tomada exclusivamente pelos clubes.

A CBF anda em debate permanente com os clubes. Hoje os clubes têm voz e independência no seu livre pensar. A Comissão Nacional de Clubes tem uma sala especial dentro da instituição, onde eles debatem todos os pontos que eles possam julgar interessantes. A CBF não tem participação ali. Nós fazemos questão de não ter essa participação. A não ser que sejamos chamados para dar alguma contribuição técnica ou jurídica. Exatamente para eles terem essa independência de decidirem o que é melhor para a maioria. A CBF sempre vai respeitar, também obedecendo todo um processo de leis ou de regimentos que possam amparar – disse Ednaldo à “TNT Sports“.

Por outro lado, a CBF, por meio de sua comissão médica, promete entregar em breve um estudo sobre a quantidade de lesões em gramados sintéticos e naturais para auxiliar no debate, mas sem ter “voz ativa”.

Esse debate acredito que vai ser feito, o presidente da comissão médica da CBF, Jorge Pagura, está concluindo um estudo, ouvindo vários médicos e reunindo informação científica, daquilo que pode ser ruim para os atletas ou que possa trazer qualquer consequência. Acreditamos que na reunião do Conselho Técnico esse estudo já esteja feito. E o próprio doutor Jorge Pagura vai apresentar lá para os clubes, antes, porém, tratando com cada médico de cada clube da Série A e da Série B – explicou Ednaldo.

Na Série A do Campeonato Brasileiro, no momento, apenas dois clubes têm gramados sintéticos em seus estádios: Botafogo e Palmeiras. O Atlético-MG também está instalando piso artificial em seu estádio, a Arena MRV.

Fonte: Redação FogãoNET e TNT Sports

Comentários