A Série B pode ganhar o uso do VAR (Árbitro de Vídeo) a partir do segundo turno. A CBF prometeu o uso do aparelho em contato com Francisco Battistotti, presidente do Avaí e da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF).
— Quando nós começamos a formar a associação, era no intuito de aumentar a venda do nosso produto e buscar mais recursos para os clubes da associação. Conseguimos, da CBF, R$ 3 milhões a mais por clube. Conseguimos o reembolso do valor da logística. Conseguimos também que o VAR venha a acontecer a partir do segundo turno da Série B. Vamos tentar antecipar antes do segundo turno. A promessa da CBF, para mim, já retificada quando fui à final da Copa América, foi de que estavam acertando o VAR para o segundo turno — afirmou Battistotti ao “Marcou no Esporte”.
O dirigente afirmou ainda que é necessário reduzir os gastos para usar a ferramenta, dado a realidade da Série B, com valores bem inferiores ao que é movimentado na Primeira Divisão.
– Se a proporção do VAR é 50 mil reais para a Série A, e a proporção de receita da Série B é de 10x menos do que a primeira divisão, também quero reduzir o valor do VAR. Quero reduzir nessa proporção ou que seja de graça – frisou Battistotti.
O VAR é usado na Série A desde 2019, mas ainda não foi implementado na Série B. Os clubes que disputam a Segunda Divisão têm chamado a atenção para a necessidade da ferramenta, visto que erros crassos têm acontecido. Um dos mais escandalosos prejudicou o Botafogo, quando árbitro nem auxiliar conseguiram ver a bola entrar no gol na partida contra o Sampaio Corrêa.