O Fluminense venceu o Ceará nesta segunda-feira, na Arena Castelão, e garantiu matematicamente uma vaga na Libertadores-2023. E no que isso afeta o Botafogo? Segundo o jornalista Matheus Mandy, influencia na forma como o Glorioso se classifica para a próxima Copa do Brasil.
Explica-se: pelo regulamento, o Campeonato Carioca dá quatro vagas na Copa do Brasil: uma ao campeão (no caso o Fluminense), uma ao vice-campeão (Flamengo) e duas aos melhores colocados do Troféu José Luiz Magalhães Lins (Nova Iguaçu e Resende).
Ao conquistar o título da Copa do Brasil, o Flamengo assegurou a vaga na próxima Libertadores e aí abriu um lugar para o Vasco, terceiro colocado no Carioca, ir para o torneio nacional mata-mata. Com o Fluminense agora garantido, abriu-se a vaga para o quarto, justamente o Botafogo.
Vale lembrar que o Botafogo já se classificaria de qualquer jeito para a Copa do Brasil via Ranking de Clubes da CBF. O que mudou agora foi apenas a maneira como o Fogão conseguiu a vaga.
Botafogo pode ir direto à Terceira Fase
Assim como fez esse ano por ter sido campeão da Série B, o Botafogo pode entrar na Copa do Brasil direto na Terceira Fase se conquistar uma vaga na Libertadores – o Glorioso está a três pontos do G-8. Se lograr êxito nesse objetivo, a Portuguesa (7º) se beneficia e herda a vaga na Copa do Brasil via Estadual.