Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil-2023 com goleada sobre o Brasiliense por 7 a 1 na noite desta quarta-feira (15/3) em Cariacica (ES), o Botafogo vai ficar no Pote 1 do sorteio – que ainda não tem data definida – e fugirá de um confronto contra os clubes mais poderosos.
Ainda restam três confrontos nesta quinta-feira para que todos os 32 classificados sejam conhecidos. A terceira fase conta com os clubes que disputam a Libertadores e será realizada apenas em abril, nos dias 12 e 26, em sistema de ida e volta.
Integrante do Pote 1, o Botafogo poderá enfrentar qualquer equipe do Pote 2. Já estão garantidos neste grupo CRB, Náutico, Remo, Tombense, Brasil-RS, Paysandu, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Nova Iguaçu, Maringá e Águia de Marabá.
Coritiba e Sport estão no momento no Pote 1, mas podem ir para o Pote 2 caso Vasco e Grêmio eliminem ABC e Ferroviário, respectivamente. Também estará no Pote 2 o vencedor do duelo entre CSA e Brusque.
Os potes são divididos de acordo com a posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF e serão fechados nesta quinta-feira, com o fim da segunda fase.
CLUBES CONFIRMADOS NO POTE 1: Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Santos, Internacional, América-MG, Bahia, BOTAFOGO e Cruzeiro
CLUBES CONFIRMADOS NO POTE 2: CRB, Náutico, Remo, Tombense, Brasil-RS, Paysandu, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Nova Iguaçu, Maringá e Águia de Marabá
CLUBES CLASSIFICADOS AINDA SEM POTE DEFINIDO: Coritiba e Sport