O Botafogo já fez uma proposta por Gleiker Mendoza, que pertence ao Angostura (VEN) e está emprestado ao Kryvbas (UCR) até dia 31 de dezembro. A tendência é de que ele não fique na Ucrânia para a temporada 2026.
O analista venezuelano Alex Yánez publicou um fio no X (ex-Twitter) com alguns detalhes sobre o atacante. O Kryvbas tem até o fim deste ano para exercer a opção de compra, fixada em mais de € 1 milhão (R$ 6,3 milhões), mas isso não deve acontecer.
Ainda não houve acordo financeiro, e Mendoza vive momento conturbado no clube ucraniano. Segundo relatos da imprensa local, o atacante discutiu com um companheiro durante um treino e, sem querer, acabou atingindo um membro da comissão técnica que tentava acalmar os ânimos.
Por conta do episódio, Gleiker não foi relacionado para o jogo contra o Shakhtar Donetsk no dia 1º de dezembro e entrou apenas nos minutos finais dos jogos contra Oleksandria, no último dia 7, e Kolos Kovalivka, neste sábado (13/12).
Antes deste problema, Gleiker vinha sendo titular e destaque do Kryvbas. Por conta do bom desempenho, o atacante venezuelano chamou a atenção de outro clube do país, o Polissya Zhytomyr, atual terceiro colocado da liga ucraniana.
Porém, o Mendoza é considerado um jogador valorizado na Ucrânia, e seus representantes enxergam com bons olhos a oportunidade de ir para o futebol brasileiro.
O atacante de 24 anos atua preferencialmente pelo lado esquerdo e tem 1,84m de altura. Neste ano, ele tem 19 jogos, com seis gols e sete assistências pelo Kryvbas – lidera a estatística de participações em gols na temporada na Ucrânia.
Gleiker Mendoza: Ucrania, Brasil y un futuro en el aire.
— 🅰️lex Yánez (@AlexYanezFC) December 12, 2025
En las últimas semanas el nombre de Gleiker Mendoza (24) ha estado en rumores, reportes y debates. Pero antes de entrar en detalles, pongamos contexto su situación deportiva más allá de lo que ha venido sucediendo. 🧵 pic.twitter.com/PeSBgN1ZtU