Os clubes da Liga Forte União, da qual o Botafogo faz parte, responderam ao ofício da CBF manifestando-se a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro-2024 por conta da situação de calamidade no Rio Grande do Sul por conta das enchentes. A informação foi publicada primeiro pela jornalista Monique Vilela.
Além do Botafogo, fazem parte da LFU Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Brusque, Chapecoense, Ceará, Criciúma, CRB, Cruzeiro, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Ituano, Juventude, Londrina, Mirassol, Náutico, Novorizontino, Operário-PR, Ponte Preta, Sport, Tombense, Vasco e Vila Nova.
O Athletico-PR havia se manifestado contra a paralisação do Brasileirão, mas depois mudou de ideia. Palmeiras, Flamengo e São Paulo se posicionaram contra a suspensão. Bruno Spindel, diretor executivo do clube rubro-negro, explicou a opção.
– A gente entende que, continuando a trabalhar, exercendo as atividades, podemos ajudar mais ainda do que ficando parado – resumiu Spindel.
A CBF enviou um ofício a todas as federações e clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão solicitando uma posição, depois do Ministro do Esporte ter protocolado formalmente à entidade a sugestão de que se interrompesse momentaneamente as competições nacionais por conta das enchentes no Rio Grande do Sul.