Clubes se dizem ‘surpresos’ com declaração de Seneme sobre VAR poder omitir imagens do árbitro principal, diz coluna

Clubes se dizem ‘surpresos’ com declaração de Seneme sobre VAR poder omitir imagens do árbitro principal, diz coluna
Geraldo Magela/Agência Senado

Dirigentes de clubes brasileiros afirmaram ao senador Carlos Portinho (PL-RJ) estarem “surpresos” com a declaração de Wilson Luiz Seneme, chefe de arbitragem da CBF, de que a equipe do VAR tem o poder de omitir certas imagens ao árbitro de campo durante a revisão de um lance, informou a coluna “Radar“, da revista “Veja“, nesta quinta-feira (6/6).

Durante depoimento à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Seneme afirmou que, pelo protocolo Fifa, o árbitro de vídeo não é obrigado a mostrar todos os ângulos disponíveis ao juiz de campo.

A omissão de ângulos que indicam que Adryelson tocou primeiro na bola foi o que levou Portinho a resolver pedir que o Ministério Público abra uma investigação para que seja investigada a possível manipulação de imagens do VAR no jogo Botafogo 3×4 Palmeiras, pelo Brasileirão-2023.

É lógico que a regra manda o VAR enviar os melhores ângulos para o árbitro em campo. Mas isso não significa que o VAR possa suprimir os melhores ângulos, que foi o que aconteceu no caso – disse Portinho à “Radar”.

Os clubes todos deveriam se unir e exigir protocolos mais rígidos do VAR. (Isso) é manipulação de imagem. É coisa muito séria, que justifica justifica uma investigação ser aberta pelo Ministério Público. É a materialidade dos indícios levados pelo Textor à CPI – afirmou o senador fluminense.

Fonte: Redação FogãoNET e Radar (Veja)

Comentários