Colunista: ‘Erison é o melhor finalizador do Brasileirão 2022. Seus gols têm caráter decisivo e geram pontos ao Botafogo’

77 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Gol de Erison em Ceará x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2022
Vítor Silva/Botafogo

Erison é o melhor finalizador do Campeonato Brasileiro de 2022. O levantamento é do colunista Rodrigo Coutinho, do “UOL”. De acordo com ele, há pelo menos três dados no centroavante que chamam atenção.

Um é o de chutes na direção certa.

São 76% de eficiência nas conclusões. A cada dez vezes que finaliza, em sete a bola vai no rumo alvo. Um dado muito bom! O segundo colocado, por exemplo, o centroavante Léo Gamalho tem 10% a menos de eficiência. Para se ter ideia, Hulk tem 42% de eficiência. Calleri tem 60%, Bruno Henrique 50%, e Gabigol 30%. Todos eles no Brasileirão 2022. Isso acontece com menos oportunidades de finalizar do que a grande maioria de seus concorrentes. Erison não aparece nem entre os 30 jogadores que mais finalizam em média por jogo no atual Campeonato Brasileiro. A dedução óbvia é: se o Botafogo conseguir produzir mais chances e colocar o seu centroavante em condições de finalizar, fatalmente fará mais gols – explicou Rodrigo Coutinho.

Outro dado interessante é que Erison não precisa de tantas chances para marcar seus gols.

Outro dado bem relevante para se avaliar o poder letal de um atacante é a taxa de conversão em chances reais de gol. A cada duas oportunidades claras, Erison “guarda” uma. 50% de aproveitamento. Mais uma estatística de alto valor! Hulk tem 44%, Gabigol 29%. Personalidade e concentração para contribuir decisivamente, mesmo quando não é acionado com tanta frequência – comentou o colunista.

Apesar de lembrar que Erison tem aspectos a evoluir, como refinamento técnico, tabelas e finalizações, Rodrigo Coutinho destacou que os gols de Erison são decisivos, em momentos mais complicados dos jogos.

– Um fator que chama a atenção é o caráter decisivo de seus gols. Há muitos atacantes com boa média, mas que geralmente não aparecem com tentos nos momentos mais críticos. Os famosos ‘”gols que geram pontos” são uma especialidade de Erison. É o primeiro gol de uma vitória por 3×1. O empate num 2×2 e etc. Em seis jogos dos 20 disputados por ele, o Botafogo alcançou a pontuação através de um gol de Erison. Os confrontos contra Vasco, Audax e Fluminense pelo Estadual. E as partidas diante de Flamengo, Ceará e América Mineiro. O fato de ter sido contundente diante dos três rivais cariocas é mais um atrativo para ter caído nas graças do torcedor alvinegro – completou.

Fonte: Redação FogãoNE

Notícias relacionadas