O Botafogo poderia ter dado um salto na tabela se vencesse o Avaí no Estádio Nilton Santos. Contudo, perdeu por 1 a 0 e entrou na zona de rebaixamento. O comentarista Francisco Aiello, da Rádio Globo, analisou a partida.
– A manteiga do Botafogo começou a cair para baixo. Não só nesse jogo. Talvez seja sequência, complemento, dos últimos jogos, em que não conseguiu ir bem. Contra o Palmeiras, não existiu, foi atropelado. Desta vez, jogou. Teve 21 finalizações, sendo sete no gol, contra só nove do Avaí. Mais do que o dobro do adversário. O time produziu, mas no primeiro tempo. Quando não estava indo para a zona de rebaixamento, mas o gol do Kevin colocou o Botafogo no Z-4. Aí passou a ter 19 adversários no Campeonato Brasileiro e ele próprio, na questão psicológica e mental – disse.
Para o comentarista, o Botafogo poderia ter construído resultado melhor no primeiro tempo.
– O jogo começou de forma interessante, o Botafogo em casa, contra o Avaí, time do Z-4. Imaginava-se que ia querer ficar com a bola e o Avaí se fechar. Era a lógica. Começa o jogo, o Botafogo marcando em linha baixa, sem pressionar, o Avaí trocando passes e vindo construindo. Chegou a ter 63% de posse de bola. O Botafogo teve ótimas chances de gol, com Chay e Erison, o goleiro Douglas pegou. Pressionou, mas não conseguiu fazer o gol. Aí levou em belíssima cobrança de falta de Kevin – avaliou.
– No segundo tempo, a tabela já indicava o Botafogo dentro do Z-4. Aí a bola queimava, ninguém arriscava jogada. O Avaí mudou a estratégia, baixou as linhas e deu a bola para o Botafogo. Tirou o espaço. A forma de quebrar era com drible, jogada individual, passe rápido ou chute de fora da área. O Botafogo começou a tentar jogar, mas bola queimava nos pés – acrescentou.
Francisco Aiello ainda questionou a não escalação de Patrick de Paula.
– Preciso saber: por que o Patrick de Paula não joga? A torcida precisa saber. Mais um jogo. Já são 180 minutos. O Botafogo no segundo tempo estava desorganizado, o técnico tirou Daniel Borges e colocou Matheus Nascimento, correu risco danado, recuou Vinícius Lopes. O Avaí foi conduzindo o jogo, amarrando o time e segurou a vitória – completou.