O futebol do Botafogo passou esta semana a, de fato, ter um novo dono: John Textor. O empresário americano assumiu as rédeas, já anunciou dois reforços e começa a fazer seus primeiros movimentos no mercado. O comentarista Paulo Calçade, da ESPN, falou sobre o início da gestão do investidor no Glorioso.
– O Textor está se movimentando em todas as áreas, no sub-20, no time principal, tem o Luís Castro, trouxe o Piazon, mas o Botafogo evidentemente precisa de muito mais do que o que foi feito até agora . Uma coisa eu tenho certeza: ele está se divertindo e não sabia que iria virar um popstar. É um Botafogo que vai ser reerguido – disse Calçade durante o “ESPN FC”.
O comentarista, no entanto, alertou que para os objetivos de John Textor e dos demais investidores em SAFs nos clubes brasileiros darem certo, são necessárias mudanças mais profundas, como a criação de uma liga profissional.
– A SAF é uma tremenda novidade no Brasil, não dá para dizer o que vai ser o John Textor, o Ronaldo, o grupo que vai assumir o Vasco… São origens e características totalmente diferentes. A SAF é o que a lei permitiu o futebol brasileiro iniciar uma mudança radical. Essa galera que está chegando precisa de um futebol profissional. O Textor não está colocando dinheiro porque é legal. Não é doação, é investimento – lembrou.