Qual o diagnóstico de um Botafogo que liderou o Campeonato Brasileiro por 31 rodadas e agora precisa tirar três pontos de vantagem do Palmeiras faltando dois jogos para o fim? O comentarista Pedro Ivo Almeida, do programa “ESPN F90”, acredita que o time procurou responsáveis externos, em vez de consertar seus erros.
– O Botafogo deixou de acreditar nele. Quando começa a buscar adversários invisíveis para tentar justificar deslizes, como o contra tudo e contra todos, dossiê, tem algo muito maior, como instabilidade emocional, nas viradas para Palmeiras e Grêmio, e nos gols sofridos no fim. Você não ataca o problema quando não admite o problema. Talvez chegue na última rodada, vai perder o campeonato que estava na mão. Inclusive, quando se fala que é o melhor Campeonato Brasileiro dos últimos anos, é muito pelo que não fizeram, não pelo que fizeram. O Botafogo coloca os clubes na disputa pelo que não faz. Também precisamos lembrar que toda essa emoção é reflexo de incompetência de muita gente. O campeonato está sendo decidido pela reta final do Palmeiras, do Atlético-MG, pelo que não faz o Flamengo e pelo que o Botafogo deixou de fazer. O Botafogo precisa identificar o que deixou de fazer. Enquanto coloca na contado imponderável, da mística, da arbitragem, do contra tudo e contra todos, dos acréscimos do jogo com o Coritiba… Era um jogo ruim, no ponto de vista de expectativa. O Flamengo foi derrotado, o Botafogo poderia dar calor no Palmeiras, estamos esperando engrenar e não engrena. Está uma coisa triste. Outros estão querendo, o Botafogo não está conseguindo – analisou.
O comentarista Vitor Birner deu como exemplo o empate frustrante com o Coritiba.
– A não ser que o futebol pregue peça enorme e seja revertido com título, o Botafogo conseguiu em poucos minutos resumir todo o segundo turno. Pegou o documento, assinou, registrou no cartório, colocou do Diário Oficial, fez propaganda e divulgou. Como você cede o empate faltando uma semana para terminar o campeonato? Se ganha, vai saber se não muda o astral. Tinha vitória em mãos, contra time rebaixado, conseguiu mais uma vez levar gol nos acréscimos – disse Birner.