Botafogo ou Real Madrid? O esquema com quatro atacantes de Artur Jorge foi importante na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pela Libertadores, e ganhou elogios do comentarista Breiller Pires, do programa “ESPN F360”. Ele chegou a fazer comparação com o Real Madrid.
– Quando Artur Jorge chegou, se imaginava que a formação com quatro atacantes, que começou contra a LDU em Quito, pudesse ser alterada, mas ele utilizou e foi bem sucedido. Em alguns momentos tentou preencher mais o meio, principalmente quando teve problemas físicos. Mas percebemos que é ideia do técnico usar a fartura de atacantes que tem, o que deu frutos. Outro técnico mais conservador pensaria em ganhar o meio contra o Palmeiras, o Botafogo jogou para atacar, de forma ofensiva, agressiva, que faz o Abel Ferreira explicar que o Botafogo ganhou nessa bola de profundidade. Hoje o Botafogo do Artur Jorge é o que Carlo Ancelotti desenha para o Real Madrid na temporada, guardadas as devidas proporções entre os atletas. Vimos contra a Atalanta quatro atacantes, Bellingham continua avançado, deu um passinho atrás, essa é a função do Savarino no meio. Pontas como Vinicius Junior e Rodrygo, como Luiz Henrique e Thiago Almada, na frente hoje joga o Mbappé, no Botafogo é Igor Jesus ou Tiquinho Soares. O principal é o jogo coletivo potencializar o quarteto nas duas equipes. Jogam muito a partir da mobilidade dos atacantes, da liberdade de trocar posição. Isso me agrada muito no Botafogo de Artur Jorge – elogiou Breiller Pires.
O comentarista acredita que o estilo do Botafogo foi determinante na vitória sobre o Palmeiras.
– A postura do Botafogo também acaba deixando o Abel mais ressabiado, porque pelo que foi o primeiro tempo o Abel entendeu que a desvantagem poderia ser maior. Passou a respeitar mais o poderio ofensivo, ainda mais quando entrou Tiquinho, o Botafogo poderia forçar mais esse jogo direto, estava levando vantagem no aspecto físico. Tem mérito do Artur Jorge de correr riscos calculados, ter muitos jogadores na frente, ótimas opções, preenche muito bem o setor sem fazer o Botafogo ter saída de bola muito arriscada, pois há compensação com meio-campo forte – completou.