Um Botafogo com técnico português e estilo de jogo parecido com o europeu. É como analisa o comentarista Eugênio Leal, do programa “ESPN F360”, enaltecendo o nível do Glorioso, líder do Campeonato Brasileiro e finalista da Libertadores.
– A ideia é ir melhorando cada vez mais. Então você subiu um degrau, ali na frente você sobe mais um, sobe mais um e até onde vai chegar, eu não sei. É o bom e é o melhor. O que dá para dizer que esse time, hoje, dos que jogam na América do Sul, é o time que mais se aproxima do estilo de futebol europeu. Velocidade, intensidade, qualidade técnica, é algo fora do comum. Fora do comum aqui no Brasil e na América do Sul – destacou Eugênio Leal.
O comentarista avaliou a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco como um atropelo e encheu o Botafogo de elogios.
– Contra o Peñarol, no jogo de ida da semifinal, no segundo tempo foi assim, um atropelo. Esse Botafogo é muito forte, é um time realmente impressionante, especialmente quando consegue acelerar na transição. Aí é praticamente imparável. Os gols do Botafogo no clássico todos saíram dessa forma. Tecnicamente o desnível é gigantesco, fisicamente também, o Botafogo é um time que ganhava as divididas na imposição física com o Vasco, que acelerava na velocidade, na força, o Vasco parecia um time em alguns momentos quase amador diante da imposição física do Botafogo – explicou.
– Na parte estratégica também, o Botafogo deitou e rolou no jogo, poderia ter feito o terceiro gol logo se o pênalti fosse confirmado, ainda no início. E na parte também psicológica, o Botafogo estava muito à vontade no jogo e o Vasco assustado, como eu disse ali, o técnico com a corda no pescoço. E o curioso é que esse Vasco é nono colocado do campeonato, chegou à semifinal da Copa do Brasil e esteve até perto de pelo menos ir para os pênaltis né. O Vasco não conseguiu encaixar nada, ser competitivo e o Botafogo sobrou, dando muita esperança para sua torcida de que pode conquistar os dois títulos – afirmou Eugênio.
O jornalista acredita que o Botafogo tem boas chances nas duas competições.
– O Botafogo está na final da Libertadores, é um jogo só, mas se ele encaixar esse tipo de jogo que ele tem encaixado com alguma frequência, mesmo sendo contra o Atlético Mineiro, que é um belo time de futebol, é difícil parar esse Botafogo. E no Brasileiro ele abriu seis pontos e está nadando de braçada. Tem até o jogo da final da Libertadores e até num confronto direto com o Palmeiras a chance de ampliar essa vantagem e já ir para a final da Libertadores praticamente com o título brasileiro assegurado. Porque realmente tem jogado um futebol extraordinário. É realmente impressionante o momento do Botafogo, muito bom, muito bom mesmo, dá gosto de ver. Você tem que parar para ver esse time jogando porque é muito legal – encerrou.