A CBF alegou respeitar o intervalo mínimo de 66 horas exigido pelo regulamento para adiar Fortaleza x Botafogo, pela 29ª rodada do Brasileirão-2023, apesar da ressalva de que tal obrigação não valeria em caso de jogos suspensos – como foi a partida contra o Athletico-PR. Comentarista do SporTV, Sérgio Xavier Filho falou em “cinismo”.
– Tem um certo cinismo no futebol. Jogador quando vai para a seleção, joga não sei quantos minutos, às vezes em menos de 24 horas joga pelo clube e todo mundo fecha os olhos. Isso acontece em toda data Fifa. Agora o Botafogo quer jogar e não consegue? Isso não me parece correto – questionou Sérgio Xavier Filho, que enxergou o Fortaleza como beneficiado.
– Para o Fortaleza é um ganho, porque vai jogar a final sábado. Se jogar contra o Botafogo sabendo o que ele precisa… Uma coisa é ser campeão da Sul-Americana e já ter sua vaga na Libertadores. Outra coisa é não saber. Para o Botafogo, pode ser uma decisão de título e você corre o risco de não ter três jogadores numa partida decisiva dessas (por causa da data Fifa).
Paulo Nunes ainda observou outro ponto, de que o Botafogo ficaria com um jogo a menos após a 30ª rodada, que será disputada entre quarta e quinta-feira próximas.
– O Botafogo não vai jogar, e na quarta os adversários vão jogar. Se conseguirem o resultado, diminuem a diferença de pontos e a pressão vai para o Botafogo – pontuou.