O comentarista Renato Rodrigues, da ESPN, comparou o perfil de elenco montado pelo Botafogo ao da Atalanta, que conquistou em 2024 o título da Liga Europa, o vice da Copa Itália e terminou em quarto lugar no Campeonato Italiano. Ele destacou a força física dos jogadores alvinegros e a verticalidade do time dirigido pelo técnico Artur Jorge.
– Eu vejo nesse time mais repertório do que o de 2023, jogos mais controlados, vejo esse elenco muito mais forte também. Tenho brincado com os amigos meus botafoguenses que para mim o Botafogo é a Atalanta do Brasil: só tem jogador de 1,80m para cima, é um time muito físico, um meio-de-campo que sempre ganha muitos duelos, com capacidade de transitar muito rápido, com poucos passes chega no ataque. O Botafogo não é um time de contra-ataque, é um time vertical, que usa contra-ataque como uma arma também, mas quando tem a bola constrói a partir de ataques rápidos, tem momentos também que circula a bola um pouco mais até achar esse passe mais rápido no momento certo. É um elenco mais encorpado, um modelo de jogo mais consistente – disse Renato no “Sportscenter”.
Renato Rodrigues vê o Botafogo de Artur Jorge no caminho certo para disputar os títulos.
– O que o Botafogo fez ano passado foi gigante no primeiro turno, mas teve muito jogo com Lucas Perri fazendo Deus e o mundo. Esse Botafogo tem ganho jogos e jogando bem. E quando não ganha, tem jogado bem, exemplo contra o Junior Barranquilla em Barranquilla, não ganhou o jogo porque teve uma expulsão besta do Damián. É um trabalho muito curto, muita água vai passar por debaixo da ponte, vai chegar muita gente nessa janela, é um time que vai brigar nas cabeças. E tem investimento para isso também, a rapaziada gastou o feijão, o Textor pegou o cheque dele e colocou para trabalhar. É um trabalho que tem se mostrado muito promissor – completou o comentarista.