A maratona de jogos está cobrando um preço no Botafogo. Além de lesões, a série causou desgaste que parece estar sendo sentido nos jogos, como nas derrotas por virada para Goiás e Ahletico-PR. Para o comentarista Marcelo Raed, do Grupo Globo, há uma explicação possível.
– O Botafogo é um time que se defende muito próximo do seu gol e usa muito da bola longa para chegar ao ataque. Isso faz com que o time tenha que ter ações mais longas, e, consequentemente, mais desgastantes. E tem os principais jogadores acima dos 30 anos. Tiquinho com 32, Eduardo, 33, Cuesta e Marçal têm 34. Eles já não têm a mesma recuperação muscular dos mais jovens, e, com a sequência de jogos, o “combustível” para disputar as partidas vai ficando cada vez menor – disse Raed, a “O Globo”.
Com 14 jogos em 45 dias, o Botafogo ainda terá mais uma sequência de partidas sem descanso. Contra o Athletico-PR, o desgaste foi um fator importante, mas não o único. É a opinião do comentarista Paulo Cesar Vasconcellos.
– O Athletico-PR se acostumou a virar jogos. Está incorporado na rotina recente do Athletico estar em desvantagem. Então no jogo de quarta-feira, quando os jogadores entraram no vestiário, o jogo ainda estava zero a zero, claro que não no sentido literal, enquanto para os jogadores do Botafogo estava 2 a 0. Por estar habituado a viver situações adversas, o Furacão voltou para o segundo tempo com um nível de concentração que o Botafogo, por conta da vantagem obtida naquele cenário, não teve a mesma capacidade. Sim, há o desgaste físico, mas a questão mental, no nível da desconcentração, não pode ser desconsiderada – ponderou PC Vasconcellos.
– O Botafogo no primeiro tempo teve, defensivamente, uma atuação muito boa. O Furacão teve mais posse de bola mas não empilhou oportunidades, diferentemente do que aconteceu no segundo. Associo isso muito mais a capacidade de concentração, de manter o foco no jogo, do que no cansaço físico. O desgaste físico afeta. Mas quando você tem a desconcentração abaixa, talvez até pelo desgaste, tudo fica mais complicado – completou.