Comentarista critica postura do Botafogo contra LDU: ‘Campeão da Libertadores tem que ter casca para interpretar adversário’

Elenco em LDU x Botafogo | Libertadores 2025
Reprodução/Paramount+

Campeão da Libertadores em 2024, o Botafogo foi eliminado pela LDU, em Quito, na edição 2025, na última quinta-feira. Na visão da comentarista Jéssica Cescon, do “Seleção SporTV”, um dos problemas foi na estratégia para as partidas.

– Acho que foi uma eliminação que começou já no jogo de ida. O Botafogo aqui poderia ter acertado um pouco mais de estratégia. Tem algumas questões de desempenho individual, mas tem essa questão de estratégia também, de um Botafogo que não soube muito bem como iria o adversário, que a gente já sabia que era um adversário que joga na força física, que faz pressão alta também, como foi no jogo da ida aqui. E lá se surpreendeu ainda mais. Não conseguia entender como executar esse jogo na altitude, ainda que não seja uma altitude tão severa assim. É uma altitude que impacta no jogo. E tudo isso culminou na eliminação do Botafogo, na Libertadores – analisou Jéssica Cescon, que criticou a postura na volta.

– Eu acho que o problema não é ter os três volantes nessa escalação. Fica muito em cima disso, porque na Copa do Mundo de Clubes foi isso que derrubou o Renato Paiva, né? Com essa cobrança de ter colocado três volantes num time, porque não respeitou o Botafogo Way. Mas isso não significa que você vai abrir mão de um jogo ofensivo, necessariamente. Eu acho que tem a ver com a postura, com o posicionamento desses jogadores em campo, com a tarefa que o time vai desempenhar em campo. Não necessariamente por ter um volante de ofício, o time não pode ser ofensivo. Agora, o Botafogo falhou de novo nessa estratégia, na leitura de como conduzir um jogo de Libertadores, como foi também no jogo de ida. E acho que isso é algo que o campeão da Libertadores não poderia estar passando. O campeão da Libertadores tem que ter essa casca já para saber como interpretar esse adversário – opinou.

O comentarista Pedro Moreno crê que o Botafogo deixou escapar uma classificação que não era tão complicada.

– O destaque inicial não tem como ser diferente da eliminação do Botafogo. Decepção, decepcionante a eliminação do Botafogo. A LDU, obviamente, é uma equipe super conhecida já no continente. Tem a dificuldade de jogar na altitude. Mas das equipes que a gente se acostumou a ver da LDU, sem dúvidas essa daí é uma das mais fracas. Então, embora tenha conseguido se classificar, mas, na minha opinião, o Botafogo foi eliminado pelos seus próprios erros. O Botafogo fez duas partidas muito ruins. Não precisava nem ter sido dois bons jogos, não, se tivesse feito dois jogos médios, o Botafogo, na minha opinião, tinha conseguido se classificar – disse Pedro Moreno.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários