Um pênalti claro, evidente, marcado na hora pela arbitragem, sem necessidade de VAR e sem qualquer reclamação do adversário. Contudo, para a comentarista Renata Ruel, da ESPN, no programa “Sportscenter”, acredita que houve erro a favor do Botafogo no pênalti contra o Juventude, no empate em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.
– Para mim não foi. É a questão do amplia espaço corporal, é movimento natural? Pela câmera de trás, tenho a sensação de que depois que a bola bate o braço vai para trás. Se quer tocar na bola, endurece o braço. Tem também a questão da mão deliberada, intencional, endurecer o braço para colocar na direção. Não vejo ampliar espaço corporal, é movimento natural. Até se assusta e o braço vai para trás. Para mim não é penalidade, é lance natural. O árbitro estava bem posicionado e, com as novas recomendações, o VAR vai entrar em último caso. As decisões de campo vão ser mais ratificadas, principalmente se cabe interpretação – avaliou Renata Ruel, com opinião que Fábio Sormani e Zé Elias concordaram.
O apresentador Bruno Vicari entendeu de forma diferente, assim como o comentarista Zinho. No lance, Matheus Nascimento chuta para o gol e Paulo Miranda intercepta com o braço aberto.
– Ele está indo embora, mas o bração está esticado. Não vejo indo com braço para trás se proteger ou para tirar o braço – argumentou Bruno.
– Pênalti. Entendi a explicação da Renata, mas a bola ia na direção do gol e o braço dele impediu. Já vi pênalti ser marcado que a bola nem ia para o gol, ia para fora. Esse o cara chuta na direção do gol, não estava com o braço abertão, mas não estava para trás do corpo. Na direção do gol, eu daria pênalti – disse Zinho.
Veja o lance:
O @botafogo buscou o empate com o @ecjuventude no Niltão. Diego Gonçalves bateu com categoria pra marcar de pênalti! Confira minha narração no @futebolglobocbn! 🔥 Dá um like, comente e compartilhe nas redes sociais! #botafogo #juventude #seriea #brasileirao #glorioso #alvinegro pic.twitter.com/Rwj1SnKfIW
— Renan Moura (@renanmouraglobo) May 1, 2022