O Botafogo venceu novamente o Boavista, garantiu a Taça Rio e conquistou vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Mais do que isso, usou o período para preparar e fortalecer seu elenco para o restante da temporada. No programa “Redação SporTV”, os comentaristas citaram a evolução do Alvinegro.
– Claro que o Botafogo está mais estável, teve recuperação, mas todo esse processo teve adversários de nível exigência baixo. Os jogos contra o Bragantino foram competitivos, mas não brilhantes, de nenhum dos dois lados. Houve imposição de um jogador, Júnior Santos foi impactante. O Botafogo ganhou tempo para se preparar, Rafael voltou a jogar, Luiz Henrique… O jogo de ontem como competição estava decidido desde a primeira partida, foi muito mais observação – declarou Carlos Eduardo Mansur.
– O principal é comparar o que o Botafogo fazia com esse nível de enfrentamento antes e o que passou a fazer com esse mesmo nível de enfrentamento. Se olha o que fez contra times pequenos antes foi de um nível, com Fabio Matias foi outro nível, nível de imposição maior, até quando joga sem nenhum titular. O balanço é bem positivo. Tirando a questão da invencibilidade, porque aí entra nível dos adversários, mas jogou fora com Bragantino, classificou para a fase de grupos da Libertadores, recuperou jogadores, conseguiu aproximar o estilo do ano passado – elogiou Rodrigo Coutinho.
Coutinho ainda analisou a possível chegada de Artur Jorge, do Braga, e o classificou como “uma alternativa interessante”.
– Não dá para dizer, só o tempo vai desmentir ou confirmar, que foi uma transição, porque não sei se Artur Jorge vai dar prosseguimento nas coisas que Fabio Matias fez. Pude ver alguns jogos do Braga com ele, principalmente na Champions League e dois de liga portuguesa, em universo muito restrito. Minha sensação foi de time muito ofensivo, com muitos jogadores à frente da linha da bola, atacando a área, mas desequilibrado defensivamente, sofria muitos gols e contra-ataques. Isso no trabalho no Braga, em outro contexto, não quer dizer que no Botafogo vai ser igual. Causava dificuldade aos adversários, mas oferecia espaços e era um time demasiadamente exposto. Mas fez um bom trabalho. É uma alternativa interessante, não diria que o Botafogo fez alternativa tão arriscada não – finalizou Rodrigo Coutinho.