Thiago Almada fez no último domingo apenas seu segundo jogo no Botafogo. A contratação mais cara do futebol brasileiro enche a torcida alvinegra de expectativa, mas o encaixe dele no esquema tático de Artur Jorge ainda demandará um pouco de tempo e de trabalho na avaliação do comentarista Marcelo Raed.
– Quem conhece o futebol do Almada, sabe que ele é um meio-campista armador. Só que, no time do Artur Jorge, ele não joga com um meio-campista armador atrás do atacante de referência. Ocasionalmente, esse cara pode jogar ali, mas ele gosta de jogar com quatro avançados, os caras pelo lado do campo e dois por dentro. Almada não é segundo atacante nem jogador de lado de campo, é um meia-armador – observou Raed no “Tá na Área”.
Thiago Almada chegou a atuar mais aberto pelo lado em certos momentos dos jogos contra Bahia e Juventude, mas rendeu melhor quando atuou no meio, vindo de trás e ajudando a criar. Marcelo Raed acredita que Almada vai aos poucos se ajustar ao modelo de jogo alvinegro.
– Artur Jorge gosta de usar os quatro atacantes de frente centralizados para o time todo subir. Ele não joga com os dois jogadores de lado abertos, eles acabam centralizando para fazer o jogo circular. É uma questão de adaptação do Artur Jorge ao Almada, de entender realmente o jogador. Acredito que nesse primeiro momento ele tenha colocado o jogador em outras posições porque tinha carências nessas posições, tentou adaptar o jogador à necessidade dele. Só que o Almada é acima da média jogando numa determinada função do campo. Aos pouquinhos, acredito que ele vai entrar no ritmo do Botafogo – opinou.








