Comentarista destrincha estilo de Renato Paiva no Botafogo: ‘Já conseguimos identificar padrões’

Rodrigo Coutinho, no GE
YouTube/GE

Comentarista do Grupo Globo e especialista na parte tática, Rodrigo Coutinho analisou em vídeo divulgado pelo “GE”, no YouTube, o estilo de Renato Paiva no Botafogo, principalmente em relação a como o time ataca. O jornalista notou comportamentos que se repetem por serem treinados.

– Já deu pra perceber como o Botafogo quer jogar sob o comando do Renato Paiva. Vamos dar uma olhadinha em alguns padrões, que já conseguimos identificar nesses três jogos oficiais com o treinador português. Primeiro, algo que já acontecia no ano passado. Essa saída do três, com o Gregore infiltrando na linha dos zagueiros, agora mais centralizado, com o Marlon Freitas à frente dessa linha inicial. Uma saída 3×1 para, desde o primeiro momento, já começar a gerar superioridade contra o time adversário. Mais à frente, a gente vai identificando algumas coisas importantes. Esses jogadores sempre dispostos em zonas. O Cuiabano bem aberto pela esquerda. Por dentro, um pouquinho mais ali para o lado esquerdo, entre o lado esquerdo e o centro, o Savarino. Mais centralizado, à frente do Marlon Freitas, por trás do Igor Jesus, o Patrick de Paula. Do meio, para a direita, mas sem estar tão aberto, o Artur. E bem aberto lá pelo lado direito o Vitinho. Esse aqui é o ponto de partida da ocupação do espaço dentro desse ataque mais posicional que o Botafogo quer fazer. Os jogadores podem trocar de posição? Podem. Mas desde que obedeçam uma regra que a gente vai acompanhar também. E aí, é claro, o Igor Jesus mais adiantado para finalizar na área – destrinchou Rodrigo Coutinho.

– É claro que os jogadores podem fazer as trocas, mas eles precisam ocupar esses espaços. Não quer dizer que não possam se mexer, eles se mexem cada um dentro desse setor do campo. A ideia é que eles não ocupem o mesmo espaço e aí a equipe possa ter essa circulação de bola, possa ter sempre uma ou mais opções de passes – acrescentou.

O comentarista valorizou o que fez o Botafogo na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, no último sábado, no Campeonato Brasileiro.

– Mesmo não fazendo um grande primeiro tempo, a gente mostrou aqui quatro ataques do Botafogo em que foi bem nítido quais são os padrões da equipe, de que forma o time quer atacar. É claro, é óbvio, tem muita coisa pra ajustar ainda, para ficar coordenado, para os jogadores entenderem. Mas nesses três jogos oficiais, sendo dois deles jogos que o Botafogo teve mais posse de bola, ficou bem perceptível como o Renato Paiva quer que esse time ataque, quer que esse time crie contra o adversário – completou.

Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários