A vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, no último sábado, na Ligga Arena, pelo Campeonato Brasileiro, pode ser explicada por questões táticas. Foi o que fez o comentarista Rodrigo Coutinho, em vídeo divulgado pelo “GE” em seu canal no YouTube.
– O Botafogo não demorou muito tempo para entender qual seria o mapa da mina para vencer o Furacão no último sábado em Curitiba. O Athletico foi montado pelo Lucho González com uma primeira linha de cinco jogadores, dois volantes e três jogadores mais à frente. Aí começa o grande problema, com a distância entre o ala e o ponta, pelos dois lados. Geralmente, esses jogadores de lado de campo, quando a equipe desce para marcar, precisam se alinhar aos volantes para não ter tanto espaço entre os setores. Ali, Luiz Henrique recebeu bola, Almada, Savarino, jogadores de muito talento, e foram construindo. Fica um espaço muito grande para os volantes flutuarem para tentar marcar – analisou Rodrigo Coutinho.
– O Athletico não conseguiu neutralizar aquele espaço, agrupar o time, o Botafogo foi crescendo nesse sentido. Isso poderia dar problema para o Athletico, o Botafogo entendeu muito bem. Marlon Freitas faz saída, tem o espaço que citei, o ala não poderia ter saído para não levar o passe em suas costas, Savarino recebe de frente, dá o passe em profundidade, Igor Jesus sai na cara do gol para marcar. O Botafogo, dentro do que sabe fazer, conseguiu ocupar lacuna entre ala e o atacante do Athletico, que deveria voltar um pouco. Conseguiu decifrar essa questão e fez o gol da vitória, que garantiu liderança ainda mais isolada no Campeonato Brasileiro – acrescentou o comentarista.
O Botafogo volta a campo no próximo dia 18 (sexta-feira) para enfrentar o Criciúma no Maracanã.