O Botafogo conseguiu a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores-2024 em uma grande reação, após começar com duas derrotas e vencer o Universitario na última quinta-feira (16/5), em Lima. Na opinião do comentarista Raphael Prates, da ESPN, o Glorioso chega com muita moral ao mata-mata, com totais condições de brigar pelo título.
– É bom evitar o Botafogo nas oitavas. Quem for enfrentá-lo vai ter jogo duríssimo, é osso muito duro de roer. Time está crescendo coletivamente, melhorou com o Artur Jorge. Além do contra-ataque, faz jogos muito competitivos, defensivamente melhorou. O Bastos entrou muito bem do time. O Botafogo ganhou corpo. Em Lima, ninguém tinha ganhado do Universitario no grupo. O Botafogo foi lá e ganhou. O Botafogo vai chegar grandão nas oitavas. Está com moral lá em cima – disse Prates no programa “F360”.
O comentarista ainda fez elogios ao técnico Artur Jorge que, segundo ele, é melhor que Luís Castro, técnico que dirigiu o Fogão entre 2022 e 2023.
– O (John) Textor pode ter muitos defeitos, mas em relação a treinador… Ele falou que foi buscar um perfil parecido com o do Luís Castro, mas esse é até melhor. Esse aí é do metiê. O Botafogo pode não estar entre os três principais candidatos, mas pode encarar. É candidato a crescer, pode encorpar ainda mais. Tem condição de pensar grande em título. Por que não? Não tem nada que o impeça – completou.
Outro comentarista na mesa do programa, Eugênio Leal também acha que o Botafogo tem chances de ser campeão da América.
– Eu estava no Nilton Santos em Botafogo x Aurora na fase preliminar, o Botafogo foi lá e fez 6 a 0, ali virou a página de 2023. Ali, a torcida e o clube enterraram o que tinha acontecido. E, sim, o Botafogo tem condições de disputar o título da Libertadores. Se vai ganhar ou não, eu não sei, mas tem condições – disse Leal.