Jornalista enxerga obstáculos para Textor implementar novo modelo de jogo: ‘Botafogo é centenário, tem DNA próprio’

Jornalista enxerga obstáculos para Textor implementar novo modelo de jogo: ‘Botafogo é centenário, tem DNA próprio’
Reprodução/SporTV

Na longa entrevista que concedeu ao jornalista Rodrigo Capelo, no blog “Negócios do Esporte”, do GE, John Textor revelou a intenção de implementar uma nova filosofia de jogo no Botafogo, calcada na posse de bola no campo ofensivo, inteligência e rapidez de raciocínio. No entanto, o jornalista José Godoy acredita que essa discussão não é tão simples assim, em debate no “Redação SporTV”.

Textor está propondo um DNA novo para o Botafogo, uma forma nova de produzir futebol. A questão é que o Botafogo é uma instituição centenária, o Botafogo já tem o DNA dele. O torcedor botafoguense de verdade sabe o que é o time jogando. Talvez o time que o Textor tenha visto com o Enderson não esteja nesse DNA, mas o Botafogo tem um DNA próprio, teve momentos gloriosos com um filosofia muito própria e foi isso que gerou essa enorme quantidade de seguidores. Esse DNA é uma coisa extremamente latino-americana, você não vai chegar no Boca Juniors e falar que vai jogar como o River agora. Isso não se muda, está arraigado, a própria constituição do clube se deu por esse tipo de elemento, é isso que associou o torcedor com aquele clube. É complicada essa discussão, não é tão simples impor um DNA a um clube – opinou Godoy.

Apresentador do programa, Marcelo Barreto discordou do comentarista e disse que a busca por títulos no futebol brasileiro é o que importa para o torcedor, e não necessariamente seu DNA.

– Não é simples, mas já vi mudanças como essa que são bancadas pelo resultado. Se um clube que está acostumado a apresentar um futebol bonito monta um time que é mais baseado num esquema defensivo e vira campeão do mundo, o torcedor deixa a corneta de lado. O pragmatismo da conquista de títulos acaba atropelando tudo no futebol brasileiro – retrucou Barreto.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários