O Botafogo venceu a primeira fora de casa com Renato Paiva: 2 a 1 sobre o Carabobo, nesta terça-feira, na Venezuela, pela Libertadores. Ainda assim, sofreu com as críticas. O motivo foi a atuação ruim, analisada pelo comentarista Breiller Pires, da ESPN.
– O Carabobo teve situações para virar o jogo, para colocar o Botafogo em desvantagem, mesmo sendo inferior tecnicamente. Conseguiu terminar a partida com mais finalizações que o Botafogo. Então, se a gente compara os times, e eu estou ponderando que o Botafogo tinha cinco desfalques pesados, como a dupla de zaga, Barboza e Bastos, que foram pilares defensivos ano passado e estavam ausentes mais uma vez, estava sem o Savarino, que é o principal articulador desse time. Então, a gente faz essa ponderação, de fato, mas, ainda assim, o Botafogo jogou muito pouco. O Botafogo deu chance ao adversário de sair com a vitória, mesmo sendo superior com os desfalques. Com o time que o Paiva entrou em campo, o Botafogo tinha a obrigação, sim, de jogar mais, mesmo no cenário que é tenso, precisando da vitória a qualquer custo. E essa foi a primeira vitória do Renato Paiva, como visitante no Botafogo – frisou Breiller Pires.
– O torcedor do Botafogo, além da partida, está chateado com a postura do time fora de casa. É um time que, muitas vezes, aceita a pressão do adversário, que não tem muito repertório para negociar. A formação que o Paiva entrou hoje, dobrando laterais, Alex Telles e Cuiabano pelo lado esquerdo, deslocando o Jeffinho para a direita, e ele vai com Rwan Cruz e com Igor Jesus, uma dupla de atacantes, em um 4-4-2, proporcionava ao Botafogo a possibilidade de tentar controlar um pouquinho mais o jogo.
Não precisava ser um jogo intenso, um jogo tão vertical, mas com um pouco mais de controle. E o Botafogo, em pouquíssimos momentos, conseguiu controlar a partida. Então, é, de fato, comemorar, sim, um resultado importante, um resultado que mantém o Botafogo dependendo só de suas próprias forças na Libertadores, mas, por outro lado, lamentar, porque, mais uma vez, fora de casa, apesar de ter vencido a primeira como visitante com o Paiva, a postura do Botafogo não foi à altura do atual campeão da Libertadores. E isso, naturalmente, incomoda o torcedor, que sabe que, mesmo com uma reestruturação profunda de elenco, que mesmo com desfalques, o Botafogo tinha condições de jogar mais contra o Carabobo. Mas, ainda assim, eu vejo que o Botafogo fez um investimento, mesmo perdendo jogadores, para mais. E essa cobrança precisa existir internamente – completou.
O Botafogo volta o foco para o Campeonato Brasileiro, no qual enfrenta o Internacional, domingo, no Estádio Nilton Santos.