O comentarista Vitor Birner disse não acreditar que o Botafogo, atual líder isolado com 100% de aproveitamento, vá brigar pelo título do Campeonato Brasileiro. Durante o programa “Linha de Passe”, da ESPN, na noite desta segunda-feira, Birner acabou gerando um debate até certo ponto acalorado com outro comentarista da mesa, Pedro Ivo Almeida, que discordou veementemente.
– Alguém acha que o Botafogo vai ser campeão? – questionou Birner.
– Vai se colocar na briga, não dá para dizer – respondeu Pedro Ivo.
– Você acha que o Botafogo vai lutar pelo título?
– Não sei, Vitor.
– Não sabe? Bom, não vou falar porque senão vão pegar no meu pé, deixa para lá – retrucou Birner.
– Você pode falar, só acho que não pode virar e falar: “Esse aqui está fora” – rebateu Pedro Ivo Almeida.
– O Botafogo vai ser campeão brasileiro com esse elenco atual? Você acha que o Botafogo vai brigar pelas primeiras posições? – questionou novamente Vitor Birner.
– Está na briga, o campeonato está achatado – respondeu Pedro Ivo.
Na sequência, Birner citou o bom início de clubes que foram rebaixados para sustentar sua tese, deixando Pedro Ivo ainda mais incrédulo.
– O Vasco quando foi rebaixado também esteve na briga no começo, o Santa Cruz quando caiu também – lembrou Birner.
– Você comparar o time do Ramon com o projeto do Botafogo atual é mamão com laranja, me desculpa! – respondeu Pedro Ivo.
– Não estou comparando projeto, estou comparando a força, o potencial do elenco do Botafogo de hoje, o potencial daquele elenco, com quem esse elenco concorre nessa competição, o que aquele elenco concorria naquela competição. Eu não acho que o Botafogo vai brigar pelo título. Se o senhor quiser apostar comigo, eu posso apostar com o senhor também? Quem sabe o Brasileiro não cale a minha boca, vai saber! – encerrou.
Birner minimiza vitória do Botafogo sobre o Flamengo
Em outro momento do debate, Vitor Birner também minimizou a vitória do Botafogo em cima do Flamengo no Maracanã e disse que, se o jogo se repetisse, é o clube rubro-negro quem venceria.
– Se o jogo for jogado da mesma forma, com os mesmos jogadores, com as mesmas situações de gol, se reproduzir tudo novamente se fosse possível, o Botafogo não ganha o jogo. É muito coisa do futebol. O Flamengo perdeu muitos gols, a atuação do Perri é espetacular – afirmou Birner, continuando:
– Eu sei que provavelmente vão fazer algum recorte, algum print maldoso… Eu acho o projeto de reconstrução do Botafogo muito interessante, acho que está sendo bem feito ao contrário do que muita gente acha. Mas não acho que montou um time pensando em ser campeão, a não ser que a SAF decida investir muito na próxima janela. Os nove pontos têm muito a ver com que é o futebol, não jogou melhor do que o Flamengo, do que o São Paulo, mas o que importa é ter vencido. São nove pontos justos, não teve interferência de arbitragem. Para mim, jogar bem ou mal é o quanto você cria e quantas chances você permite seu adversário ter. Chances claras. Pegando aqui, foram 8 a 3 para o Flamengo. Pode discordar do que é chance clara ou não, aí pode ser 7 a 3, 7 a 4…
– Então o time que cria três grandes chances contra um elenco como o Flamengo é uma partida ruim? Se defende, tira linha de passe, cria… Não foi só uma questão de ajuste de finalização. Foi um plano muito bem executado pelo time do Botafogo. Por você, parece que a vitória foi ao acaso, e não foi – discordou Pedro Ivo.
– Você está parecendo um extremista, no futebol não é assim. Você está muito binário, com todo o respeito. O Botafogo fez um bom jogo dentro daquilo que pode executar, contra uma equipe com potencial muito maior, mas isso não gerou mais chances de gol claras do que a outra equipe. Porque a outra equipe tecnicamente é muito melhor, tem mais dinheiro, tem jogadores melhores. É só isso. Ontem (domingo) o Botafogo jogou melhor do que contra o São Paulo. Esses nove pontos o torcedor tem que comemorar, são nove pontos improváveis, só não acho que isso seja sustentável jogando nesse nível. Talvez eu esteja errado. Pelo que mostrou até agora, eu não acredito que conseguirá, só isso – encerrou Birner.