Renato Paiva tem apostado no Botafogo com três volantes nesse começo, com Patrick de Paula atuando mais avançado e ajudando na construção. No entanto, o comentarista Eric Faria acredita que em breve ele vai abandonar esse esquema, colocando um meia ofensivo – provavelmente Santi Rodríguez, que foi contratado com status de titular.
– Acho que em algum momento o Renato vai adotar esse jogo um pouco mais ofensivo, com dois volantes, só com o Marlon Freitas e com o Gregore, e tentando procurar essa peça ali, que pode ser o Santi, de fato, junto com Savarino e Artur, com o Igor Jesus na frente. Acho que de alguma maneira o Renato já vai se convencer de que esse é o melhor jeito do Botafogo jogar. Claro, não sempre, mas na maioria das vezes, principalmente quando jogar em casa. O time fica mais leve, mais ofensivo. E claro, nada contra o Patrick, é só uma questão de função, acho que o time se adapta melhor dessa maneira. O Patrick voltou a ser uma ótima opção para o Botafogo, é um ótimo volante, um ótimo segundo homem, vai ser muito útil para o Botafogo nessa temporada – afirmou Eric na transmissão do “SporTV”.
De acordo com Eric Faria, as mexidas que Renato Paiva fez no segundo tempo deixando o time mais ofensivo contribuíram para o Botafogo crescer de produção e assegurar a vitória sobre o Juventude por 2 a 0 no sábado, no Estádio Nilton Santos.
– O segundo gol do Botafogo deu uma boa clareada no jogo, as mexidas que o Renato fez do meio para frente, principalmente quando ele colocou o Savarino mais para o meio, mais por dentro, e com o Santi mais aberto pelo lado esquerdo, o time conseguiu ter mais mobilidade, surgiram mais espaços. Foi uma grande partida do Marlon, ele ditando o ritmo, encontrando bons passes, o jogo do Botafogo passou a fluir mais, principalmente depois do segundo gol. Até ali eu estava achando um jogo com mais erros do que acertos – analisou.