Comentarista cita ‘paralaxe’ e diz que arbitragem acertou ao validar gol de empate do Corinthians contra o Botafogo

Comentarista cita ‘paralaxe’ e diz que arbitragem acertou ao validar gol de empate do Corinthians contra o Botafogo
Reprodução/TV Globo

A comentarista de arbitragem Renata Ruel, da “ESPN“, afirmou que o gol que deu números finais ao empate em 2 a 2 do Corinthians com o Botafogo foi corretamente validado, após uma dúvida sobre se a bola saiu ou não pela linha de fundo na origem da jogada, em lance com Raniele na Neo Química Arena.

Pela regra, temos que analisar se a bola sai em sua circunferência como um todo, não a base dela. Toda circunferência tem que ter ultrapassado totalmente a linha para ser considerada fora de jogo. Se tiver uma parte da bola sobre a linha mesmo que não a toque, é considerado bola em jogo. A câmera da transmissão gera aquilo que a gente chama de paralaxe. A câmera da transmissão não está posicionada na linha. E isso dá a sensação de uma posição equivocada do objeto. Ou seja, da bola. Muitas vezes dá a sensação que ela saiu por completo enquanto ela não saiu – explicou Renata Ruel na noite deste domingo (30/11).

A câmera do VAR é o que vale para a arbitragem. E a câmera do VAR está bem posicionada ali na altura da linha de fundo. E ela deixa claro que parte da bola ainda está sobre a linha. Ou seja, a bola estava em jogo. Ela não saiu por completo do campo de jogo. Então, o gol foi legal, sim – completou.

Com o jogo rolando, o lance já havia sido validado, e o VAR corroborou a decisão do árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro. A partida foi válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Redação FogãoNET e ESPN

Comentários