Classificado para a semifinal do Campeonato Carioca, o Botafogo enfrentará Flamengo ou Fluminense, dependendo da definição na última rodada da Taça Guanabara. Entretanto, como o foco do clube, com John Textor e SAF (Sociedade Anônima do Futebol), está em um projeto mais elaborado, o comentarista Henrique Fernandes, do “Seleção SporTV”, acredita que ser eliminado antes da final pode ser benéfico.
– Minha única preocupação com o Botafogo é que esse time do Lucio Flavio ainda tem muito do Enderson (Moreira), que foi demitido para se romper com modelo dele. O do Luís Castro demanda treinamento, ele disse recentemente que precisa de cinco semanas para os jogadores entenderem o que ele quer. Tem que chegar o quanto antes. É um ponto importante. Pelo que temos apurado, está muito atrelado à eliminação dele na Copa (do Emir). Se sair antes, melhor para o Botafogo. Vou falar algo polêmico, mas pode ser bom para o Botafogo cair na semifinal do Estadual. Vai receber novo treinador com tempo para treinar e foco no Campeonato Brasileiro. Se passar pelo Flamengo ou Fluminense, vai ter que focar na final do Estadual. Pode ser positivo cair na semifinal em que não é favorito. O grande desafio é ter tempo para implantar a filosofia do Luís Castro, que é muito diferente do que o Botafogo está praticando. O foco principal é começar bem o Brasileiro – entende Henrique Fernandes.
– O Estadual é uma competição excelente, bater o Flamengo é ótimo, mas está trabalhando a médio e longo prazo, não pode olhar o jogo de domingo. Se fosse assim, tomou cinco da Portuguesa, o torcedor ficou machucado, se acelerassem o processo poderiam cometer erros e ficar mais caro no futuro. Tempo de trabalho é preciosidade no futebol brasileiro. Vejo como única janela de treinamento essa da final do Estadual. Lógico que chegar à final é ótimo, vai ter evento, mas pensando a médio e longo prazo é bom negócio sair agora, dar tempo ao Luís Castro de convivência com os jogadores sem a pressão do jogo. O Botafogo não tem que querer hoje eliminar o Flamengo, tem que querer tem um time sempre em condições de rivalizar com o Flamengo – argumentou.
Luís Castro segue no Al-Duhail durante a disputa da Copa do Emir e deve ser liberado ao fim da competição, no dia 18. Se o time foi eliminado antes, há possibilidade de chegar antes ao Botafogo.