A grande fase do Botafogo na temporada 2023 fez o comentarista Rafael Marques, da Rádio Globo, levantar uma pauta interessante. Que este time, atual líder e vencedor do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, é o melhor que ele viu no Glorioso. Para o jornalista, ser campeão nacional é um sonho bastante possível para o clube.
– Trabalho no futebol desde 1999, vi o título brasileiro de 1995, aquele time não tinha a variação de jogo desse time, a unidade de grupo desse time. Não sei se a história vai dizer que esse time é melhor que aquele, porque depende do título e porque existe certo romantismo com Túlio Maravilha, Donizete, Wagner, mas posso dizer que esse Botafogo tem um jeito de jogar tão autoconfiante, tão seguro, que é difícil encontrar algo para ser ajustado. É um time que não oscila, mesmo quando não vence compete. Não sei o que o futuro vai dizer, sei o que meus olhos veem. Tudo está se encaminhando para a apoteose, para o êxtase. O Botafogo tem capacidade ímpar de avançar etapa por etapa do Campeonato Brasileiro e alcançar o objetivo. Está fazendo tudo como tem que ser feito. E hoje não tem outros times que mereçam assim como ele alcançar, por irregularidade, oscilação técnica, seja qual for a razão – apontou Rafael Marques.
– Como analista, nunca vi um time do Botafogo jogar a bola que esse time está jogando. Acredito no meu avô e no meu bisavô, que falavam dos tempos de Garrincha, foram anos incríveis. Não discuto a história, respeito o que esse clube fez pelo futebol mundial e o quanto tem de responsabilidade por algumas das estrelas na camisa da Seleção Brasileira, mas posso dizer que o que estou vendo é o melhor do time do Botafogo. É melhor que o do Seedorf, que o de Jair Ventura, joga melhor que os times campeões de 1995, 1993, 1989, 2010. Este é o melhor Botafogo que vi na vida. Eu e milhares de torcedores – acrescentou.
O comentarista acredita que o Botafogo tem tudo para manter o nível.
– Sei que a ansiedade é grande do torcedor, a empolgação também, a química com a torcida é absurda, serve como combustível a mais para time bem preparado tecnicamente, fisicamente, mentalmente, taticamente, com todo mundo vivendo uma fase individual esplêndida. É mais que uma fase, é uma estrutura de encaminhamento de uma conquista, que claro, por responsabilidade, não podemos dizer que já aconteceu. Mas caminha para acontecer – completou.